O prédio da Polícia Federal em Brasília (DF) sofreu uma tentativa de invasão por manifestantes após a prisão de um líder indígena. Manifestantes atiraram pedras no edifício e carros chegaram a ser incendiados. Policiais estão no local e houve confronto.
A polícia militar do DF em nota afirmou que "A Polícia Federal cumpriu na noite desta segunda-feira (12), em Brasília/DF, mandado de prisão temporária (10 dias) expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
"O preso foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, local onde também está sendo realizada busca pessoal no detido. Forças de segurança estão trabalhando para conter os distúrbios nas imediações".
O senador Flávio Dino, que foi anunciado como ministro da Justiça pelo presidente eleito Lula (PT), condenou a manifestação em Brasília.
“Inaceitáveis a depredação e a tentativa de invasão do prédio da Polícia Federal em Brasília. Ordens judiciais devem ser cumpridas pela Polícia Federal. Os que se considerarem prejudicados devem oferecer os recursos cabíveis, jamais praticar violência política”, disse.
Nota da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que as forças de segurança reforçaram a atuação, em toda área central do capital, para controle de distúrbios civis, do trânsito e de eventuais incêndios. As ações começaram em frente ao edifício-sede da Polícia Federal (PF), em decorrência do cumprimento de mandado de prisão, e se estenderam para outros locais da região central.
Como medida preventiva, o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e outras vias da região central está restrito até nova mudança de cenário, após avaliação de equipe técnica. A recomendação dos órgãos de trânsito é a de que os motoristas evitem o centro da cidade.
Destacamos, por fim, que as imediações do hotel em que o presidente da república eleito está hospedado tem vigilância reforçada por equipes táticas e pela tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal.