A Prefeitura de Manaus, em parceria com o governo do Estado, inicia na próxima segunda-feira, 10/1, o período de matrículas da rede pública de ensino, com a reserva de vagas para novos estudantes com deficiência, além de transferências de alunos com deficiência que já fazem parte de escolas municipais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), estarão disponíveis mais de 67 mil vagas no site https://www.matriculas.am.gov.br/ para as unidades de ensino da rede municipal.
Desse total de novas vagas, 29.090 mil são para a educação infantil e 30.476 mil, para o ensino fundamental. Para Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão 7.714 mil vagas e, na educação especial, 434 vagas, com uma taxa de crescimento de 8,9%.
Documentação
Para a confirmação da matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade original, guia de transferência, histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade.
Para os alunos maiores de 18 anos, de qualquer modalidade de ensino, será obrigatória a apresentação de comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula); cartão de vacinação (cópia); duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.
Cadastro de novos alunos
Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar e ativar o cadastro.
Para quem perdeu os prazos em todas as solicitações, poderá ser realizado no dia 19 de janeiro, estando sujeito à disponibilidade de vagas na unidade escolhida.