O médico cardiologista Aristóteles Alencar foi eleito por unanimidade o novo presidente da Academia Amazonense de Letras para o biênio 2022/2023. O evento ocorreu na manhã de sábado, 18.12, na sede da entidade. Doutorado pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, Aristóteles entrou para a AAL em 2017, e é o segundo ocupante da cadeira n° 39, na sucessão de Mario Pinto de Moraes.
De acordo com o estatuto oficial, cada mandato deve durar dois anos, podendo ser estendido por mais dois em caso de reeleição. Robério Braga, eleito em dezembro de 2017, ficou no cargo por 2 biênios (de 2018 a 2021).
“Estou ciente de que o ônus, a responsabilidade e as dificuldades serão os maiores desafios que essa nova Diretoria enfrentará, no entanto, nossa centenária Academia Amazonense de Letras merece que nos dediquemos com esmero em prol de sua manutenção e desenvolvimento. Palavras de saudade aos amigos que aqui não mais se encontram nesse plano material, mas estão a nos observar, esperando que nosso amor por este silogeu seja igual ou maior ao que eles lhe dedicaram. A responsabilidade é muito grande.” declarou.
“Aristóteles é uma pessoa integra, que preza pelo bem público, social e cultural. Eu tenho certeza que como presidente ele trabalhará para aproximar ainda mais o público da Academia. Espero grandes ações dessa presidência”, afirmou o ex-presidente da entidade, Robério Braga.
A chapa de Aristóteles Alencar foi a única concorrente ao pleito de 2021, tendo os seguintes cargos:
Presidente: Aristóteles Comte de Alencar Filho
Vice-Presidente: Abrahim Sena Baze
Secretária-Geral: Marilene Corrêa da Silva Freitas
Secretário Adjunto: Marcos Frederico Krüger Aleixo
Tesoureiro: Euler Esteves Ribeiro
Tesoureiro-Adjunto: Max Carphentier Luiz da Costa
Diretor de Patrimônio: Marcus Luiz Barroso Barros
Diretora de Eventos: Artemis de Araújo Soares
Diretor de Edições: Robério dos Santos Pereira Braga
Conselho Fiscal:
José dos Santos Pereira Braga
Lafayette Carneiro Vieira
Francisco Gomes da Silva
Suplentes:
Carmen Nóvoa da Silva
José Geraldo Xavier dos Anjos
Sergio Vieira Cardoso
Na oportunidade da Assembleia, o Acadêmico Júlio Antônio Lopes presenteou a Casa de Adriano Jorge com um brasão, entregue oficialmente ao Presidente recém-eleito e seu antecessor.
Após o recesso de fim de ano, a Nova Diretoria será reunida para definição do calendário de atividades culturais e outras medidas competentes.
Com informações da Assessoria