Equipe que ganhou todos os últimos oito Campeonatos Mundiais de Construtores, a Mercedes se depara com uma realidade incômoda no início da temporada 2022, a de ter apenas o terceiro melhor carro do grid, atrás de Ferrari e Red Bull. E para o chefe da escuderia alemã, Toto Wolff, a situação não é nem um pouco divertida.
“Sempre estivemos no meio da diversão (na parte da frente do grid) nos últimos oito anos. E é extremamente doloroso não fazer parte disso, e por uma grande margem de tempo. Não vamos descansar até voltarmos à disputa. Não é nem um pouco divertido. É um exercício de humildade e nos fará mais fortes no fim, ainda que agora não seja divertido”, afirma Wolff.
Segundo um dos engenheiros da equipe alemã, Andrew Shovlin, o porpoising (situação que faz o carro quicar em alta velocidade) está impedindo a equipe de descobrir o real potencial do W13 neste início de temporada.
“Essa é a nossa prioridade número 1, porque está impedindo que possamos usar ajustes no carro que otimizem performance. O que não sabemos é: se pudéssemos fazer o problema sumir hoje, onde estaríamos em termos de ritmo? O carro é rápido o bastante ou não? E é muito difícil responder essas perguntas”, explica.
Enquanto a Mercedes sofre para compreender por que o W13 quica tanto, outros times que enfrentaram o mesmo cenário na pré-temporada conseguiram solucionar o problema com mais rapidez. A Ferrari, que hoje lidera o Mundial de Construtores, foi uma dessas equipes.
“Precisamos entender o problema melhor. Temos algumas ideias, mas leva tempo para implementarmos no carro. Estamos trabalhando duro para isso. Estamos cientes de que outros times resolveram esse problema mais rápido que a gente. E não é assim que costuma funcionar. Cada pequeno esforço na fábrica está direcionado em resolver isso”, afirma Shovlin.
Apesar do desempenho ruim do carro da Mercedes, a situação do time alemão só não é pior na tabela porque os dois carros da Red Bull abandonaram o GP do Bahrein, a primeira corrida do ano. Assim, a equipe é a segunda no Mundial de Construtores, com um ponto a mais que a rival austríaca, mas com 40 pontos a menos que a líder Ferrari.