Um vídeo que circula em aplicativo de mensagens mostra o boto "Curumim" machucado com um arpão preso no olho. O animal vive nas redondezas da comunidade Santo Antônio, no município de Novo Airão (distante a 195 km de Manaus).
No relato, uma moradora pede ajuda das autoridades para salvar o animal. "Ele apareceu zagaiado no olho dele. Parece que ele está pedindo ajuda da gente e eu não sei o que fazer. Estou tão preocupada e triste. Avisa os órgãos compententes para retirar, porque isso dá uma tristeza imensa. Eu não consigo olhar isso, sem sentir uma tristeza imensa. Não sei porque fizeram isso com o bichinho, ele é tão dócil e amável", diz a moradora em vídeo.
O filho da moradora, que não teve o nome divulgado, reforça que é necessário preservar a vida dos animais. "No meu ponto de vista, vindo de uma etnia indígena, acho que devem preservar toda forma de vida. [Olha] a maldade que fizeram com o 'Curumim'", diz.
De acordo com o portal Mário Adolfo, no último sábado, 20/5, equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) tentaram capturar o animal para realizar a retirada do arpão, mas os veterinários não conseguiram mobilizar o mamífero. A equipe afirmou que iria montar uma operação para a retirada o arpão do animal.