Morreu na noite dessa quinta-feira (19/1), o diretor, roteirista e produtor Jean Robert César, aos 55 anos, vítima de câncer. Jean lutava contra a doença há mais de 7 anos. Ele era natural do Rio de Janeiro, mas viveu por 21 anos em Manaus.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lamentou a morte do artista, através de nota.
"A Secretaria de Cultura e Economia Criativa manifesta todo o seu pesar e dedica sentimentos aos familiares e amigos enlutados pela perda de Jean Robert"
No campo profissional, Jean Robert reuniu mais de três décadas de experiência, produzindo novelas, matérias jornalísticas, minisséries, longas-metragens e documentários, que se destacaram no cenário nacional e internacional. No ano passado, ele assinou a produção da exposição “1º Festival Norte de Cinema Brasileiro”, no Museu de Imagem e do Som, no Palacete Provincial, além de produzir a edição de ouro do DVD de “125 anos do Teatro Amazonas”.
Entre outros trabalhos de destaque estão, o longa-metragem “Le Jaguar” (1995), as minisséries “Mad Maria” (2004), “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes” (2006), o curta-metragem “15 anos de Ópera” (2011) e os documentários “Teatro Amazonas – Uma ópera dans la jungle” (2003) e “Vidas Descartáveis” (2018).
O velório do diretor e produtor cultural será no município de Itacoatiara, onde reside a família de sua esposa Leny César, com quem esteve casado por 28 anos.