Manaus (AM) – Com o intuito de articular ações que minimizem a incidência de acidentes de trânsito e os impactos na saúde pública, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) liderou uma reunião com representantes de órgãos de trânsito e saúde na manhã desta sexta-feira (10/10). O encontro ocorreu no Auditório Gebes de Mello Medeiros, sob a condução da 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP).
De acordo com a promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, titular da 58ª PRODHSP, o alinhamento entre os órgãos responsáveis pela segurança viária é de extrema importância, na medida em que, nesses encontros, são apresentadas políticas e ações voltadas a mitigar esse volumoso número de acidentes que acabam desaguando no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nós temos a oportunidade de acompanhar e cobrar medidas dos órgãos responsáveis, para que as pessoas que realmente estão em uma fila aguardando cirurgias, pacientes crônicos, possam efetivamente ver seus direitos garantidos no SUS, não concorrendo com esses acidentes que incham as unidades de saúde do estado”, declarou.
A membra do MP ressaltou a importância de redobrar os cuidados nos próximos meses — novembro e dezembro —, considerando que os acidentes de trânsito tendem a aumentar no período de fim de ano. “Precisamos de políticas públicas, ações concretas que sejam implementadas de forma imediata, para que esses sinistros sejam reduzidos, não só em dezembro, mas como um todo”, comentou.
Durante a audiência, o coordenador-geral de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Arthur Cruz, revelou que o órgão já está em tratativas para realizar um convênio com a Polícia Militar para capacitar policiais a atuarem como agentes de trânsito. Ele destacou, ainda, a necessidade de realizar campanhas educativas a respeito da importância do uso de capacete e cinto.
Outro tema abordado foi a criação de um projeto de base de dados sobre acidentes viários, unificando informações dos órgãos de trânsito e saúde, via grupo de trabalho. Os participantes discutiram a necessidade de aumentar a quantidade de monitores de velocidade de trânsito, além da importância de inserir a educação no trânsito na vida escolar de crianças e adolescentes.
Também estiveram presentes no alinhamento o procurador jurídico do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Alexandre Leda; a coordenadora-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Elen Pereira Assunção; a chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Carla Azevedo; a secretária executiva adjunta de Assistência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mônica Melo; o representante da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), William Gomes da Costa; e a assessora jurídica da SES, Thalia Souza dos Santos.