A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), oferece nesta terça e quarta-feira, 19 e 20/4, das 8h às 16h, o pré-cadastro do Crédito Solidário para mulheres assistidas pelo Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), no bairro Educandos, zona sul da cidade.
Gerenciado pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), o Cream oferece acolhimento psicossocial para mulheres em vulnerabilidade social. A estimativa da ação é alcançar 200 atendimentos durante os dois dias, ofertando para mulheres microempreendedoras ou autônomas crédito de R$ 200 a R$ 2 mil para investir no seu negócio, com juros de 0,5%, em 21 parcelas e três meses para começar a pagar.
De acordo com a advogada do Cream, Emanuelle Ingrid, trazer uma ação para o público feminino é importante porque as mulheres atendidas se sentem amparadas.
“Nosso principal objetivo é tirar essas mulheres do ciclo de violência, e promover a empregabilidade e renda é um dos principais mecanismos, visto que muitas vezes o principal provedor é o agressor. Estamos empoderando essas mulheres e tornando-as empreendedoras em atividades que já realizam há muito tempo e não foram reconhecidas”, declarou ela.
Perspectiva
Uma assistida pela Cream, de 41 anos, teve o crédito aprovado e afirma que é uma chance de impulsionar suas vendas.
“Esse crédito é muito bom para mim, porque devido à pandemia perdi meu emprego e estava trabalhando on-line com vendas de armações de óculos. Quem sabe mais na frente consiga tirar um MEI e alavancar minhas vendas para que possa ter meu próprio dinheiro”, contou.