O espetáculo 'Um Presente para o Natal', em cartaz até 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, apresenta uma trilha sonora com a assinatura do músico amazonense César Lima. O repertório conta 18 músicas, sendo 13 composições autorais.
Entre as canções, estão os temas dos personagens principais, como “Chegada Sr. Meia Noite”, “Ana e o Sonho Mágico”, “Guardião do Tempo” e “Dança dos Duendes Operários”, executados pela Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas, com regência dos maestros Marcelo de Jesus e Otávio Simões.
César Lima destaca que é a primeira vez que monta uma setlist para o tradicional concerto natalino do Estado. Ele conta que já dividiu a trilha sonora do musical “Ceci e a Estrela”, em 2017, com outros compositores.
“É um espetáculo que requer muita responsabilidade para atender toda a magnitude que é o concerto de Natal. Eu aceitei o convite e entrei de cabeça neste desafio, estou muito feliz com o resultado”, comenta o músico. “Então eu posso dizer que é meu concerto de Natal em 100%, no qual pude compor, orquestrar e fazer os arranjos”.
Carreira
César Lima tem 34 anos, é formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em composição para cinema, jogos e produção musical.
Ex-aluno do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, o compositor iniciou a carreira como músico da Orquestra de Violões do Amazonas, em 2010, onde desenvolveu projetos de composição e arranjo. Ele tem ainda experiência como professor de Harmonia.
Em 2012, Lima foi premiado no Festival da Canção de Itacoatiara. Como arranjador, participou de vários projetos, como “Amassunu”, Festival de Música do Amazonas e do musical “Os Saltimbancos”.
Já como compositor, realizou recentemente, no audiovisual e mídias interativas, trilhas sonoras e designer de som para longas e curtas-metragens. Entre outros trabalhos, idealizou o The Roots VR, instrumentos Amazônicos dentro da realidade Virtual.
Programação
As récitas acontecem até 23 de dezembro, com sessões às 20h, com exceção dos domingos, quando serão apresentadas em sessões às 11h e 19h. No local, é obrigatório o uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação com esquema vacinal completo contra a Covid-19.
O agendamento para as sessões de 21 a 23 de dezembro estarão disponíveis na segunda-feira (20/12), no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).