São Paulo (SP) – A Nasa anunciou nesta semana a identificação do planeta HD 137010 b, classificado como um possível mundo “notavelmente semelhante à Terra” e, em tese, capaz de abrigar vida. A própria agência, no entanto, pondera que o exoplaneta pode ser extremamente frio, possivelmente mais gelado do que Marte e coberto permanentemente por gelo.
Distância orbital
Segundo a Nasa, o HD 137010 b pode estar situado na borda externa da chamada “zona habitável” de sua estrela — a faixa orbital onde, sob determinadas condições atmosféricas, poderia existir água líquida na superfície, um dos principais requisitos para a vida como conhecemos.
Por enquanto, o HD 137010 b segue classificado como um planeta candidato. Para que seja confirmado, serão necessárias novas observações, que podem ser realizadas por instrumentos como o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), sucessor do Kepler, ou pelo CHEOPS, satélite da Agência Espacial Europeia dedicado à caracterização de exoplanetas.
Chance de estar na zona habitável
Com base em modelos climáticos e atmosféricos, a equipe científica estima que o planeta tenha 40% de chance de se enquadrar na zona habitável “conservadora” e 51% de chance de integrar uma zona habitável “otimista”, mais ampla. Ainda assim, os autores alertam que há cerca de 50% de probabilidade de o HD 137010 b estar completamente fora da zona habitável de sua estrela.
*Com informações do Estadão Conteúdo.







