O Amazonas está capacitando novos agentes para a prevenção e combate à dengue nos municípios de Presidente Figueiredo, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença. A visita técnica segue até o dia 19 de abril, nessas localidades. A iniciativa é da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com as secretarias municipais de saúde das localidades.
O objetivo da ação é intensificar o monitoramento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti nos municípios, com o fortalecimento de planos de combate ao mosquito nas cidades de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus) e São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus).
“A importância é melhorar a qualidade do trabalho e qualificar ainda mais o profissional para que reforce a educação em saúde da população no intuito de evitar o aumento dos casos de dengue no Amazonas”, destaca a coordenadora da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Dengue (GDTV-Dengue) do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Luzia Mustafa.
As atividades da Vigilância em Saúde nos municípios incluem borrifação espacial, conhecido popularmente como “fumacê”, e varredura para identificação de criadouros de larvas do mosquito em locais públicos, como cemitérios e parqueamento de veículos em desuso.
Prevenção
A FVS-RCP destaca que a principal medida para prevenir a dengue é evitar o acúmulo de água em locais que sejam propícios para a criação do mosquito, como vasos de planta, caixas d’água, tonéis e barris de água. Além disso, as recomendações incluem jogar os lixos em sacolas plásticas e armazenar garrafas viradas para baixo. De forma geral, eliminar espaços e recipientes que possam servir de criadouros para o mosquito.