Os novos casos de Covid-19 no Amazonas passaram de 88 registros na última segunda-feira, 3/1, para 365 confirmações nesse domingo, 9/1, o que representa um aumento de 314% na primeira semana de janeiro. A alta no número de casos ocorre após as festas de fim de ano.
Em 2021, nesse mesmo período, o estado viveu o segundo pico da pandemia de Covid-19, que resultou no colapso na rede de saúde tanto pública quanto particular, com hospitais lotados e falta de oxigênio nas unidades de saúde.
O secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, afirmou que tem receio de piora, nos próximos dias, dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado, que incluem a Covid-19 e a Influenza.
O Comitê de Crise da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), coordenado pelo secretário, solicitou 54 leitos clínicos e 20 leitos de UTI ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e decidiu manter à disposição do governo o Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está intensificando a testagem de detecção da Covid-19, em Manaus, e orientando a população com sintomas gripais a procurar o primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima de casa, com o objetivo de fortalecer o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Segundo dados do Vacinômetro municipal, até a última sexta-feira, 7/1, mais de 102 mil pessoas ainda não haviam iniciado o esquema vacinal e 274 mil estavam com a segunda dose em atraso em Manaus.
Internações
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas informou, nesse domingo, 9/1, que há 68 pacientes internados em Manaus, sendo 35 em leitos clínicos (2 na rede privada e 33 na rede pública), 32 em Unidade de Terapira Intensiva (UTI) (3 na rede privada e 29 na rede pública) e 1 em sala vermelha na rede pública.
Há ainda outros nove pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, quatro estão em leitos clínicos na rede privada e cinco estão em UTI (1 na rede privada e 4 na rede pública).
No boletim divulgado pela FVS consta, também, que há outros 21 pacientes internados, em leitos clínicos, com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do Estado.