País – Depois da repercussão negativa dos vídeos de alunos do curso de medicina da Unisa fazendo atos obscenos, a Band teve acesso a imagens de estudantes de outras três faculdades de medicina com o mesmo tipo de comportamento.
As novas gravações são com alunos da Unifesp, Santa Casa e São Camilo. O delito de ato obsceno está previsto no artigo 233 do Código Penal, podendo acarretar em detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A atitude dos estudantes pode caracterizar ainda o crime de importunação sexual.
A Universidade Santo Amaro expulsou 6 alunos que apareceram no video fazendo os gestos durante um campeonato esportivo feminino.
O que dizem as Universidades?
O Centro Universitário São Camilo informou que teve conhecimento dos vídeos no final da tarde e, com base em seu Regimento Disciplinar Interno, está tratando o assunto com foco em medidas socioeducativas, dentre elas: intensificação da conscientização dos alunos de todos os cursos sobre conduta ética dentro e fora da instituição; trabalho específico com os times que representam o Centro Universitário São Camilo durante os treinamentos das equipes; e elaboração de um Código de Conduta das Atléticas, que será feito com representante de todas as organizações esportivas estudantis da instituição.
A Reitoria e a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) informam que tomaram conhecimento das imagens e estão atuando para identificar a relação das pessoas envolvidas com a instituição e, assim, tomar as medidas cabíveis, com base no código de conduta estudantil e na legislação vigente.
Já a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo afirmou em nota que: “A direção da Faculdade tomou conhecimento deste vídeo hoje e está chocada com o seu conteúdo. A Faculdade irá iniciar imediatamente uma investigação do vídeo e dos fatos e irá tomar medidas cabíveis. Este tipo de atitude não condiz com os valores da FCMSCSP”.