Manaus (AM) – Manaus (AM) – Em meio a uma das secas mais severas já vividas no Amazonas, que compromete a navegabilidade dos rios, o senador Omar Aziz acusa a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, de ser a responsável por impedir a pavimentação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), e isolar o Estado das demais regiões do País. Para o parlamentar, o não asfaltamento da rodovia é uma "vaidade" da ministra.
"Eu a condeno e a culpo por fazer com que o meu Estado fique no isolamento. Eu a culpo por isso. Não estou fazendo crítica, não. Eu estou dizendo: 'Tem uma culpada'. Tem uma pessoa que não tem resposta para o Brasil ambiental. Ela só diz: 'Não, não pode, não deve'. Ela foi senadora pelo Acre. Me diga um projeto que está gerando emprego com a mentalidade da Marina Silva. Se você me disser um, eu renuncio o meu mandato", afirmou o senador.
A declaração ocorreu durante entrevista a jornalistas em Brasília na última terça-feira (26). Na ocasião, Omar estava acompanhado do governador do Amazonas, Wilson Lima, que viajou à capital federal para viabilizar apoio do governo no combate às queimadas e à seca dos rios. Diferente, do parlamentar, o mandatário teve um posicionamento mais brando em relação à ministra.
"São questões urgentes que vêm se arrastando há anos. Agora, isso só vai efetivamente acontecer quando houver uma decisão política do governo federal. Enquanto o presidente Lula não disser que concorda com a BR-319, não sai. É importante que o presidente tenha esse posicionamento e dê o comando para os seus ministros", disse o governador do Amazonas.