Amazonas – O projeto “Ópera nas Escolas”, iniciativa do Festival Amazonas de Ópera (FAO) em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Cultura e Economia Criativa e Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, leva neste mês de novembro uma programação educativa a dez escolas públicas de Manaus, Iranduba e Presidente Figueiredo. As atividades ocorrem em conjunto com o projeto “Mania de Ler”, que disponibiliza uma biblioteca volante com mais de 1,2 mil livros e promove rodas de leitura e oficinas voltadas ao incentivo do hábito literário entre crianças e adolescentes.
A agenda começou nesta terça-feira (10/11), na Escola Estadual de Ensino Integral Maria Izabel, em Iranduba, e segue até o dia 28. Em Manaus, as atividades serão realizadas nas escolas estaduais Roxana Bonessi, Olavo Bilac, Thomé de Medeiros, Getúlio Vargas, José Bernardino Lindoso, Bernadete Trindade, Belarmino Marreiro e na Escola de Tempo Integral Garcitylzo do Lago e Silva. Em Presidente Figueiredo, o projeto será realizado com alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Eva.

Cada encontro tem duração média de 90 minutos e combina apresentações artísticas, mediação de leitura e conversas sobre a relação entre a música, o teatro e os livros. O objetivo é aproximar os estudantes do universo da ópera e da literatura, despertando o interesse pela arte por meio de experiências criativas e acessíveis.
“A leitura é um primeiro passo para entender o mundo da ópera, que nasce de histórias e personagens intensos. Quando o aluno lê e se emociona, ele já começa a fazer parte desse universo”, explica a diretora-executiva do FAO, Flávia Furtado.
Iniciado em 2025, o projeto ‘Ópera nas Escolas’ faz parte da nova fase do Festival Amazonas de Ópera, que agora estende suas ações ao longo do ano com foco em formação profissional e democratização do acesso à cultura.
Só neste ano, já foram realizadas quatro oficinas que levaram arte e aprendizado a alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de escolas públicas. Dentre elas, as oficinas de Pintura Artística, Perucaria, Adereçagem. As atividades proporcionam contato direto com a prática do universo da ópera, estimulando autonomia e qualificação profissional.
Para estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública, a programação incluiu; Espetáculos e oficina de marionetes com o grupo Pequeno Teatro do Mundo, promovendo uma experiência lúdica e educativa. A realização do programa Mania de Ler, conectando literatura, música e artes visuais e incentivando a imaginação e a criatividade.
Realizado com recursos da Lei Rouanet, o Festival Amazonas de Ópera é organizado pelo Fundo do Festival Amazonas de Ópera (FFAO) em parceria com o Governo do Amazonas. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro.







