A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) intensificou, na manhã desta quinta-feira, 5/5, a operação Cidade Mais Segura, em todas as zonas de Manaus, com o intuito de combater crimes na capital.
Mais de 20 pessoas foram presas em cumprimento de mandados de prisão pelos crimes de homicidio, roubo e estupro. A ação de intensificar as operações policiais é uma determinação do governador Wilson Lima.
A ação conta com um efetivo de mais de 100 policiais e 40 viaturas. A operação ocorre de forma integrada entre os agentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Policia Civil do Amazonas (PC-AM), Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI).
Força-tarefa
Desde a montagem da força-tarefa, no dia 18 de abril, até terça-feira, 3/5, a SSP-AM registrou a prisão de 203 pessoas em diferentes ações da PMAM E PC-AM, por diversos crimes, como roubo, homicidio, tráfico de drogas e entre outros. Além disso, foram retiradas 63 armas de fogo das mãos de criminosos e 59 quilos de entorpecentes.
A força-tarefa envolve as áreas de inteligência, operacional, de monitoramento, estatistica e da Polícia Cientifica da SSP AM, e atuam em áreas onde há identificação da mancha criminal dos homicidios.
Operação Cidade Mais Segura
Simultaneamente, enquanto os policiais cumprem mandados de prisão nas ruas da capital, a SSP-AM também deflagrou, às 7h, a Central Integrada de Fiscalização (CIF), que ocorre de forma integrada entre órgãos das esferas federal, estadual e municipal.
Nesta quinta-feira, 5/5, a CIF fiscalizou postos de combustiveis, com o intuito de identificar irregularidades, bem como adulteração de gasolina, além da licença para funcionamento.
A operação também conta com o Departamento de Prevenção à Violência (DPV) que atua em duas escolas na zona oeste, nos bairros Compensa e Parque São Pedro. As ações tem o intuito de diminuir a criminalidade, levar informação e apolo para estudantes.