No domingo em que a Igreja festejou a Ascensão do Senhor, 29/5, o Papa Francisco fez o anúncio dos novos cardeais que serão criados no Consistório de 27 de agosto.
Entre esses os brasileiros está Dom Leonardo Steiner da Arquidiocese de Manaus. “Rezemos pelos novos cardeais para que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o fiel Povo Santo de Deus”, pediu o Santo Padre após o anúncio.
Dom Leonardo Ulrich Steiner é o primeiro cardeal da Amazônia Brasileira, uma região que o Papa Francisco demonstra grande preocupação, conforme afirmou o arcebispo ao final da celebração dominical de 29 de maio.
“Vejam com quanto carinho o Papa Francisco olha para a Amazônia. Telefonou no tempo da pandemia e hoje faz esta nomeação. O Papa Francisco tem o coração dele ligado à Amazônia e posso dizer isso, pois em tantos encontros sempre perguntava pela Amazônia. É um gesto de carinho para com as nossas igrejas que estão na Amazônia e todo o trabalho que a Igreja Católica tem desenvolvido aqui na nossa região. Nós somos agradecidos por isso”, destacou Dom Leonardo.
O Regional Norte 1 afirmou na publicação em sua página, que “a nomeação do Arcebispo de Manaus como novo cardeal da Igreja católica representa um motivo de grande alegria e mais uma prova do grande carinho que o Papa Francisco tem pela Igreja da Amazônia e pelos povos que a habitam. Sem dúvida, os povos da Amazônia têm mais uma voz profética em sua defesa no meio a tantas ameaças que os cercam”.