A pesquisa Ipespe, divulgada nessa sexta-feira, 22/4, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de votos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. Na sequência, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31%.
No levantamento de 6 de abril, Lula tinha 44%. Bolsonaro, 30%, quando o atual presidente ganhou quatro pontos percentuais logo após o anúncio de desistência temporária do ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) da corrida ao Palácio do Planalto.
Na pesquisa divulgada nessa sexta, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira posição, com 8% das intenções de voto, dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais. Entre os dias 18 e 20 de abril, o Ipespe ouviu 1.000 pessoas.
O ex-governador João Doria (PSDB), de São Paulo, pontua 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) empatam em 2%. Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram.
Os votos brancos, nulos ou quem não votaria em nenhum dos pré-candidatos somam 7%. Os indecisos são 2%.
Num eventual segundo turno, Lula lidera nos três cenários em que aparece. Contra Bolsonaro, o petista tem 54% contra 34%. Nesta situação, o atual presidente só venceria Doria por 39% a 38%, se as eleições fossem hoje.