A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca nesta terça-feira (23) contra empresários que defenderam um golpe de Estado, por meio de mensagens em grupo de WhatsApp, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhe as eleições. O candidato petista está à frente nas pesquisas.
Uma fonte ligada ao Supremo Tribunal Federal (STF) informou à Band que oito empresários são alvos desta operação, entre eles o bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan.
As buscas acontecem em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará. Apurações da Band também dão conta de que o STF também determinou o bloqueio das contas dos empresários, bem como o dos perfis das redes sociais deles.
Quem autorizou as buscas foi o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Um dia após o vazamento das mensagens, um grupo de juristas pediu para o magistrado incluir os empresários bolsonaristas ao processo que investiga atos antidemocráticos.
O site Metrópoles revelou as mensagens dos empresários. Um dos relatos destaca que é preferível um golpe à volta do PT e que outros países não deixarão de fazer negócios com o Brasil caso o resultado das urnas não seja respeitado.
Em nota, a PF confirmou a ocorrência da operação contra oito empresários, mas não deu detalhes sobre quais são os alvos. Veja a íntegra da nota abaixo!
Brasília/DF – A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (23/8) oito mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.
As ações ocorrem no âmbito de inquérito policial em tramitação no STF.