O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), informou que mandados de prisão e apreensão são cumpridos contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem os requisitos legais para terem arma de fogo. O político maranhense ainda disse que a prática será uma linha permanente da Polícia Federal (PF).
“Hoje a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo. Estas também estão sendo apreendidas. Será uma linha permanente de trabalho da PF”, escreveu Dino em uma rede social.
De acordo com a PF, outras pessoas que possuem arma de fogo de forma ilegal, mesmo que não sejam CACs, são alvos da operação, batizada de “Day After” e deflagrada na manhã desta quinta-feira, 4/5.
Os agentes cumprem mandados de prisão preventiva, temporária e definitiva, em virtude de diversos crimes. Os presos são conduzidos às unidades da PF em todo o país, Em seguida, serão encaminhados ao sistema prisional dos respectivos estados.
De acordo com a PF, como um mandado de prisão quebra o requisito da idoneidade para a obtenção do porte de arma de fogo, medidas serão adotadas para a cassação do porte ou registro do item por parte da PF. A ação será comunicada ao Exército para cassação das autorizações concedidas aos CACs.