Policiais da Base Fluvial Arpão apreenderam 55 quilos de pescado ilegal na tarde de quinta-feira, 06/01, em uma embarcação, tipo canoa. A ação ocorreu nas proximidades do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) e o prejuízo ao crime está avaliado em R$ 1,1 mil.
A embarcação era oriunda da comunidade Trocaris Paraná de Duduruá e tinha como destino a cidade de Coari. Durante a vistoria, os agentes encontraram uma caixa com o pescado ilegal, do tipo pirarucu, acondicionado.
Os dois ocupantes da embarcação foram questionados sobre a licença ambiental do pescado, documento que não foi apresentado. Eles foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental.
A pesca do pirarucu é proibida durante o ano todo no Amazonas, mas, de acordo com as normativas do Ibama nº 34/2004 e nº 1/2005, sua captura pode ser praticada em áreas onde funciona o manejo da espécie, daí a necessidade de comprovação por meio de documentação.
Base Arpão
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), sob o comando do general Carlos Alberto Mansur, a Base Arpão é uma unidade tem atuação integrada de efetivos das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal, Força Nacional e Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.