Após o tiroteio que aconteceu em um campo de futebol no bairro Jorge Teixeira, na zona leste, no fim da tarde deste domingo (22/1), equipes de forças de Segurança do AM deflagram, durante esta segunda-feira (23/1), uma operação em combate à criminalidade em toda a capital.
O crime desse domingo ocorreu por volta das 17h30, enquanto várias pessoas jogavam partida de futebol e outras acompanhavam o jogo. Através de vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que o tiroteio começa e as pessoas se desesperam.
No local, Felipe Kleiser, de 30 anos, morreu. Outras duas vítimas, identificadas como Valtenir de Oliveira, de 27 anos, e Odilon Vieira, de 31 anos, morreram no hospital, sendo o primeiro ainda no domingo, e o segundo, na madrugada desta segunda-feira. Outras duas vítimas permanecem internadas que são: Lucas Lopes, de 25 anos, e André Silva, de 32 anos.
Segundo informações de testemunhas, os criminosos chegaram ao local em um carro na cor branca, saíram do veículo e começaram o tiroteio no local. Em seguida os suspeitos entraram no veículos novamente e fugiram.
De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, a ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ocorre de forma integrada entre a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Cerca de 200 agentes do sistema de segurança pública atuam na operação.