Mais de 1 mil pessoas procuraram, nesta manhã, o novo Centro Municipal de Testagem para Covid-19, que começou a funcionar nesta quarta-feira, 19/1, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Oeste de Manaus.
Desde as 5h o local começou a registrar presença de público. A fila de pessoas é grande dentro do complexo para passar por atendimento e fazer exame, e ainda alcança a rua no entorno.
O autônomo Ariston Souza, de 54 anos, chegou às 5h da manhã e depois de passar mais de duas horas e meia na fila ainda não tinha conseguido realizar o teste. Antes de ir ao novo centro de testagem, ele já tinha passado por duas unidades básicas de saúde.
“Tentei em vários locais, cheguei até a procurar farmácia particular, mas não consegui em canto nenhum. O jeito é esperar na fila”, contou Ariston.
Já a industriária Graci Amorim, foi ao local com o filho realizar o teste. Ela foi afastada da empresa em que trabalha após testar positivo e, após sete dias, foi realizar um novo teste. “Meu filho chegou a pagar R$ 400 na farmácia, estamos aqui porque precisamos voltar a trabalhar”, afirmou.
Atendimento
Este é o segundo centro de testagem descentralizado que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) coloca em operação, com apoio do Governo do Estado, como estratégia emergencial para desafogar as unidades de saúde, onde a procura aumentou mais de 200% no mês de janeiro.
A primeira unidade foi instalada no último dia 12, no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, onde foram realizados mais de 14 mil testes nos primeiros cinco dias de atendimento.
O atendimento, exclusivo para pessoas com sintomas gripais na fase inicial (até 7 dias), será de segunda a sábado, das 9h às 19h.
Rede de saúde
Além dos dois Centros Municipais de Testagem, a rede de saúde da Prefeitura de Manaus oferece o exame para Covid em outras 32 UBSs, listadas no link https://bit.ly/ubscovidmanaus.
Levantamento da Semsa mostra que, do dia 3 até o dia 17 de janeiro, a rede municipal realizou o total de 31 mil exames. Destes, 49% foram positivos para Covid-19, o que corresponde a 15.063 pessoas, com assistência e orientação de isolamento para a redução da circulação viral no município.
*Colaboração Isabela Bastos, da TV Band Amazonas