O prefeito de Manaus, David Almeida, fez uma visita à praia da Ponta Negra, zona Oeste, nesta quarta-feira, 29/9, para verificar os últimos detalhes para o evento-teste que a prefeitura vai realizar, no próximo sábado, 2/10, reabrindo o balneário em um dos dias do fim de semana.
Em razão das medidas de proteção contra a Covid-19, a praia e o acesso ao banho seguem interditados nos fins de semana, feriados e pontos facultativos.
“Com a descida do rio, deixando a área de praia perene mais extensa, estudamos a abertura para o próximo sábado. Estamos alinhando os detalhes para o evento-teste e assim liberar o balneário aos sábados, fazendo uma abertura gradativa aos banhistas”, pontuou o prefeito.
Estrutura para receber banhistas
A comissão que coordena a gestão do parque está montando uma estrutura para receber os frequentadores no sábado, reforçando a necessidade dos cuidados básicos para a prevenção da pandemia, como uso de máscara e o distanciamento social, além da vacinação e dos reforços da prefeitura para garantir o máximo de imunização à população.
Nos pontos de acesso à praia, equipes da prefeitura estarão direcionando e orientando os usuários, para que apresentem a carteira de vacinação, podendo ser a versão digital, por meio do aplicativo ConecteSUS com as informações de imunização, que pode ser obtido pela internet. A apresentação será solicitada para melhor controle e com o objetivo de proteger as pessoas que se vacinaram.
Reabertura com o ‘Faixa Liberada’
Em abril deste ano, o prefeito ampliou o espaço destinado à prática de exercícios físicos individuais e caminhadas no complexo turístico Ponta Negra com a abertura do projeto Faixa Liberada aos domingos.
A flexibilização de medidas restritivas permitiu o acesso à praia do complexo de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações.