Foi assinado nesta segunda-feira, 21/2, um protocolo de intenções entre Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) para planejar e executar projetos socioambientais de redução da emissão de gases poluentes e de estudos de uso de energia limpa.
Na avaliação do chefe do Executivo municipal, a parceria garantirá celeridade nos serviços públicos em diferentes zonas da cidade.
“É mais uma parceria da prefeitura com o governo, isso é modernidade, gestão, nós queremos implementar isso em muitas áreas de Manaus. Temos alguns parques que serão ‘apadrinhados’, principalmente aqueles por onde passam a rede de distribuição da Cigás, que receberão esses serviços”, enfatizou o prefeito David Almeida.
As ações de cooperação técnica incluem 16 itens, que contemplam estudo de viabilidade da compra e venda do biogás oriundo do aterro sanitário de Manaus.
Além disso, os parques municipais por onde passam a rede de distribuição do Cigás, como Lagoa do Japiim, Mindu, Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, Bilhares e Sumaúma serão despoluídos e conservados com manutenção e limpeza pela prefeitura em parceria com empresas, como Águas de Manaus, Amazonas Energia, Carrefour, entre outras iniciativas privadas, indústrias e estabelecimentos comerciais com atuação na cidade.
Serão desenvolvidos também projetos de sinalização da rede de gás canalizado, iniciativas para disciplinar as instalações de gás canalizado, desburocratizar os processos de investimentos em infraestrutura nas áreas urbanas e rural de Manaus, implantação de projetos de redução de custos com a substituição da energia elétrica pelo gás, em unidades municipais, como hospitais, escolas, cozinhas comunitárias, entre outros.