Manaus (AM) – A Band Amazonas vai exibir, no dia 19 de novembro, a entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, que visa incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e direcionada a todos os municípios do País.
O instituto criou o Índice de Gestão Municipal Aquila e reconhece as melhores práticas dos 62 municípios do Amazonas, que juntos somam quase quatro milhões de habitantes em todo o estado, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na etapa estadual, os municípios amazonenses foram separados em três categorias, de acordo com o tamanho da população local. São avaliados seis pilares: saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; governança, eficiência fiscal e transparência.
"Nós temos muitas experiências exitosas aqui, no Estado, em todos os sentidos como na área de educação, saúde, assistência social e de obras", disse o presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Anderson Sousa, prefeito de Rio Preto da Eva, em reunião na sede da Band Amazonas. "Nòs buscamos sempre melhorar a qualidade de vida da sociedade. E isso [a premiação] incentiva o gestor público a trabalhar mais e investir mais", afirmou o prefeito de Anamã, Francisco Nunes, durante apresentação da programação.
A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes será feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila. A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados em uma única nota final, que deve ser maior que 80.
Etapa nacional
A premiação possui, ainda, uma etapa nacional, que será exibida no dia 11 de dezembro, em Brasília (DF).