O prazo para execução de projetos contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) termina neste sábado, 15/01. Proponentes selecionados nos prêmios Feliciano Lana, Encontro das Artes e Equipa Cultura têm até 31 de janeiro para apresentar a prestação de contas.
No primeiro semestre de 2021, com o cenário da pandemia no país e as dificuldades impostas aos artistas para a realização dos projetos, o Governo Federal autorizou a prorrogação dos prazos e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa decidiu novas datas.
“Fizemos uma primeira prorrogação em maio e, no fim do ano passado, atendendo a demanda dos contemplados que ainda estavam com dificuldade para executar os projetos, adiamos mais uma vez. Mas, agora, começa o prazo da pasta para prestação de contas ao Governo Federal”, comenta Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa.
A Lei Aldir Blanc proporcionou efervescência cultural no Amazonas numa diversidade de propostas, a maioria no formato on-line, como lançamentos de livros, webséries, documentários, cursos formativos, apresentações musicais, espetáculos de dança, teatro e mostras de artes visuais.
Além da capital, os editais alcançaram 43 municípios, como Envira, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Manacapuru, Codajás, Borba, Novo Airão, Tefé, Novo Aripuanã, Humaitá, Tabatinga, Alvarães, Anamã, Anori, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Manaquiri, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Pauini, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã e Silves.