A Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados pode votar, nesta terça-feira (2), uma proposta que altera a Lei Orgânica da Polícia Militar e estabelece uma lista tríplice para escolha de comandantes-gerais da corporação.
Esta será a terceira vez que a chamada "Bancada da Bala" tentará votar o texto que pode dar mais autonomia à PM e ao Corpo de Bombeiros.
O texto prevê que os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal serão obrigados a seguir uma lista de indicações elaborada por integrantes das forças de segurança por meio de votação interna sigilosa.
O projeto de lei foi apresentado pelo deputado José Nelto (Progressistas-GO) em 2019, e, desde então, recebeu contribuições da deputada Major Fabiana (PL-RJ) e do Cabo Junio Amaral (PL-MG), ambos ex-policiais militares e bolsonaristas.
Na avaliação dos parlamentares, a mudança reduz a influência partidária e ingerência política dos governadores na Polícia Militar. O texto tem o apoio do Palácio do Planalto, e a aprovação seria uma forma de aceno às bases eleitorais de Jair Bolsonaro.