Manaus (AM) – Um casal de italianos deve adotar quatro crianças que moram no município de Iranduba, em processo acompanhado pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAIA-AM), vinculada à Corregedoria-geral de Justiça do Amazonas.
Uma equipe técnica da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas esteve no município para dar agilidade e acompanhar as etapas de um processo de adoção internacional de quatro irmãos, que têm 4, 5, 7 e 12 anos e atualmente, vivem em situação de acolhimento no abrigo “O Coração do Pai”.
O casal que são pretendentes a adotar o grupo de irmãos já está devidamente vinculado ao Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e eles tiveram conhecimento acerca do referido grupo de irmãos a partir de informações disponibilizadas por organismos internacionais de adoção.
Processo de adoção
Por motivos diversos e com parecer devidamente fundamentado por magistrado, as crianças foram destituídas do poder familiar. Conforme exige a legislação nacional e internacional sobre o tema, a família pretendente a adotar o grupo de irmãos está seguindo todas as etapas obrigatórias para a concretização do processo.
As etapas para a adoção incluem as de “habilitação”, “correspondência com as crianças/adolescentes”, “estágio de convivência” e “sentença judicial”.