A Equipe K9 da Receita Federal em Manaus realizou, na quarta-feira (7), operação de combate ao contrabando e descaminho no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, que resultou na apreensão 3.205 comprimidos de escstasy.
Após realização de análise de risco diversas encomendas foram separadas para procedimentos de fiscalização não invasiva. Uma encomenda suspeita foi aberta pela fiscalização, após ter passado pelo escâner e crivo olfativo dos agentes caninos da Receita Federal, Odin e Deco. Com a abertura da encomenda, que aparentava se tratar de um sapato, a doram encontrados 3.205 comprimidos de ecstasy, pesando 1,2 kg e avaliados em R$ 150 mil. A droga estava saindo de Manaus para Biguaçu/SC.
Atividades da Receita Federal
A Alfândega do Aeroporto de Manaus informa que as ações de fiscalização e controle aduaneiro realizadas têm por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibe a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.
A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações.
É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressão” traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.