A Equipe K9 da Receita Federal em Manaus realizou, no feriado e final de semana, operações de combate ao contrabando e descaminho no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, que resultaram na apreensão 8,8 kg de skunk e 180 cápsulas de Fentanil.
Nos Correios, após realização de análise de risco, uma encomenda foi separada para procedimentos de fiscalização não invasiva. Ao ser verificado no escâner e passar pelo crivo olfativo dos agentes caninos da Receita Federal, Odin e Deco, o volume a encomenda, que indicava ser um simples sofá para criança, na verdade escondia 1,9 kg de skunk no interior de sua estrutura e estava saindo de Manaus para Indaiatuba/SP.
Em outra encomenda suspeita, a Receita Federal apreendeu 180 cápsulas de Fentanil, opioide sintético 50 vezes mais potente do que a heroína e cerca de cem vezes mais potente do que a morfina. A caixa que continha a droga estava saindo de Manaus com destino Itália e tinha a descrição de que eram cápsulas para emagrecimento
Ações no Aeroporto
No decorrer da semana passada a fiscalização da Receita Federal, com a atuação dos agentes caninos Deco e Odin, atuou na apreensão de 39,45 kg de skunk, encontrados em malas de três passageiros que iam para São Paulo. Um dos traficantes fugiu e os outros dois foram presos pela Polícia Federal.
Na sexta-feira (21/4), os agentes da Receita Federal em Manaus, em parceria com a Polícia Civil, alertaram a Equipe K9 da Receita Federal em Guarulhos/SP, sobre a saída de passageiros com suspeitas de estarem com drogas escondidas no corpo e dentro das malas. Os viajantes foram fiscalizados no aeroporto de Guarulhos, um estava com 350 g de haxixe presos ao corpo e o outro com 6,5 kg de skunk dentro das malas, com destaque para atuação da agente canina “Tetéia”.
Na madrugada de sábado para domingo a Equipe K9 da Receita Federal continuou sua ação de combate ao tráfico de drogas e localizou mala contendo 6,9 kg de skunk de passageiro que tinha como destino o Rio de Janeiro. O viajante responsável pela bagagem foi preso pela Polícia Federal.
Atividades da Receita Federal
A Alfândega do Aeroporto de Manaus informa que as ações de fiscalização e controle aduaneiro realizadas têm por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibe a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.
A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressão” traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.