Manaus (AM) – O programa do Governo do Amazonas, o RespirAR, passa a levar serviço de fisioterapia e atividade física aos pacientes cardiopatas da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM). O Programa coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) deu início a parceria por meio do Projeto Clube do Coração, durante programação de aniversário de 24 anos da instituição, realizada no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
“Sob as orientações do governador Wilson Lima, temos promovido ações com o objetivo de levar qualidade de vida à população com diferentes patologias. Agora vamos levar atendimentos aos cardiopatas, estaremos reabilitando e levando a melhora do quadro desses pacientes”, disse Erick Gadelha, coordenador de fisioterapia do RespirAR.
A parceria em prol dos cardiopatas do Amazonas foi iniciada durante a programação de aniversário de 24 anos do Hospital do Coração Francisca Mendes. Na primeira ação da nova união, 30 pacientes tiveram a oportunidade de fazer uma aula de hidroterapia realizada pela equipe do RespirAR.
A paciente cardiopata do FHCFM, Léia Nascimento, que faz uso de marca-passo e participou da aula, diz estar muito feliz com a parceria. “Muito bom ser acolhida, eu fico muito grata, a nossa saúde agradece”, disse a paciente de 74 anos.
A também integrante do Clube do Coração, Elizabete Ardáia de 67 anos, diz ser muito importante essa iniciativa. “Nós estamos com uma certa idade e é importante fazermos atividade com frequência, estou muito feliz com o retorno das atividades do nosso Clube e agora com esse reforço do RespirAR”, comentou a aposentada.
O fisioterapeuta Erick Gadelha informou ainda que, inicialmente, uma vez ao mês, uma equipe multidisciplinar da unidade do RespirAR do CECF Pe. Pedro Vignola, irá receber os pacientes do Clube do Coração para serem avaliados. E que, de acordo com a avaliação de cada paciente irão receber serviços de hidroginástica e hidroterapia, acompanhados pelos profissionais de fisioterapia e de atividade física.
A diretora do FHCFM, Nayara Maksoud, ressalta a importância da parceria do RespirAR. “O Clube do Coração é um projeto do nosso hospital que junto à SES-AM abrange pacientes internados e os acompanhados pelo ambulatório. Então essa união vai nos ajudar a promover ainda mais o trabalho que já desenvolvemos que hoje retornamos com reforço junto a Sedel”, concluiu a diretora.