Manaus – Durante o réveillon, a Prefeitura de Manaus realizará a distribuição de abafadores de som nos três palcos do evento, para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A entrega dos abafadores será realizada nos espaços reservados para as Pessoas com Deficiência (PcD), nos palcos dos três pontos: na orla do Amarelinho, no bairro Educandos, zona Sul; no parque Amazonino Mendes, na alameda Alphaville, nas zonas Norte e Leste; e na praia da Ponta Negra, zona Oeste.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), surge como uma resposta à sensibilidade auditiva, característica comum entre pessoas com TEA, especialmente durante momentos de maior intensidade sonora. A entrega será feita mediante apresentação de laudo médico ou da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Para garantir que o evento seja uma experiência positiva para todos, pais e responsáveis devem seguir o que rege o parágrafo único, do Artigo 75 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para crianças menores de 10 anos. Conforme a lei, o acesso a espetáculos públicos só é permitido na companhia dos pais ou responsáveis.