Após a realização de obras, a Prefeitura de Manaus liberou a rua Henrique Martins, entre a avenida Eduardo Ribeiro e rua Joaquim Sarmento, no Centro de Manaus, para a passagem de pedestres.
A área foi afetada por uma grande erosão devido a rede de drenagem, o que ocasionou o desabamento de um prédio no último dia 18 de novembro.
Segundo a prefeitura, no local havia prédios antigos construídos irregularmente em cima da galeria, a qual não suportou o peso dos imóveis e o grande fluxo de chuvas, e por isso, estava em eminente risco de desabamento.
O engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Igor Mendes, fiscal da obra, afirma que o passar dos anos, a constante ocorrência de chuvas e o grande fluxo de água na galeria contribuiu para a erosão do solo, causando o surgimento de uma grande cratera no local. Por conta do risco de desabamento do imóvel vizinho, os serviços de reconstrução da rede foram feitos manualmente, visto que as trepidações que os equipamentos mecânicos iriam causar poderiam botar em risco a vida dos trabalhadores.
A rua Henrique Martins já está liberada para comerciantes e consumidores transitarem de forma segura, especialmente nessa época de fim de ano, quando aumenta o fluxo de pessoas no local. A prefeitura finaliza apenas a recuperação da calçada para entregar 100% da obra antes do fim do ano.
A Prefeitura de Manaus irá intensificar as fiscalizações em obras realizadas pela cidade, para assim, evitar que novas irregularidades aconteçam, minimizando o surgimento de pontos de erosão no futuro.