Mundo – O Rei Charles III, de 75 anos, foi diagnosticado com uma forma de câncer. O Palácio De Buckingham confirmou a informação. Charles III se tornou rei do Reino Unido em 8 de setembro de 2022, depois da morte da Rainha Elizabeth II. Saiba quem são os sucessores ao trono do Reino Unido.
Charles III tem 74 anos e nasceu em 14 de novembro de 1948. Ele é primogênito da rainha Elizabeth II e do duque Philip é o mais velho a assumir o trono da família real britânica. O rei tinha apenas 4 anos quando sua mãe foi coroada em 1953.
Em caso de renúncia ao posto ou morte de um monarca, a regra diz que seu primeiro sucessor é o filho mais velho. Com a ascensão de Charles III, o príncipe William passou a ser oficialmente o novo herdeiro do trono da família real britânica.
Saiba quem são os sucessores do trono britânico:
- Príncipe William
- Príncipe George, filho mais velho de William
- Princesa Charlotte, filha de William
- Príncipe Louis, filho de William
- Príncipe Harry, irmão de William e filho de Charles
- Príncipe Archie, filho mais velho de Harry
- Princesa Lillibet, filha de Harry
- Príncipe Andrew, irmão de Charles
- Princesa Beatrice, filha de Andrew
Rei Charles III é diagnosticado com câncer
A Família Real revelou que o monarca começou “tratamentos regulares”. O Palácio não confirmou o tipo de câncer, mas já se sabe que não é de próstata.
Apesar disso, a declaração acontece dias após o rei passar por um procedimento médico devido a uma condição conhecida como “próstata aumentada”.
O comunicado divulgado pela realeza britânica diz que Charles “continua positivo sobre o tratamento e aguarda o retorno às funções públicas assim que possível”.
O rei postergará os eventos e será representado por outros integrantes da família. Apesar disso, Charles continuará a exercer o papel de chefe de Estado.
Ele decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações e para que isso melhore a compreensão pública do que é ser afetado pelo câncer.
A divulgação de uma doença é uma quebra de tradição da família real britânica. Conforme a agência de notícias Associated Press, durante séculos a realeza do país evitou falar sobre questões de saúde.
Se o Rei Charles for afastado, quem assume o trono?
O Palácio de Buckingham, afirma-em nota que o rei não deve se afastar do cargo. No entanto, conforme a BBC, na Constituição do Reino Unido, determina-se que quando o chefe de Estado não tiver condição de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei.
Hoje o conselho é composto pela Rainha Camilla, esposa de Charles; Príncipe William, filho mais velho; Princesa Anne, irmã e Príncipe Edward, irmão.
Os príncipes Harry e Andrew não podem mais ser convocados, porque apesar de ainda integrarem a realeza, não podem mais trabalhar em funções reais.
Com informações da Band.com.br*