O alemão Sebastian Vettel anunciou nesta quinta-feira, 28, que irá se aposentar da Fórmula 1 no final da temporada 2022.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o tetracampeão listou as razões que o levaram a tomar a decisão. Na gravação, o piloto da Aston Martin afirmou que passou muito tempo afastado da família ao longo de sua carreira na Fórmula 1, e que agora pretende se dedicar mais à mulher e aos três filhos.
“Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 no fim da temporada 2022. Provavelmente eu deveria começar com uma longa lista de pessoas para agradecer agora, mas sinto que é mais importante explicar as razões por trás de minha decisão”, declarou.
“Quem sou eu? Sou Sebastian, pai de três de crianças e marido de uma mulher maravilhosa (…). Tenho outros interesses fora da Fórmula 1. Minha paixão por corridas e pela Fórmula 1 vem com muito tempo passado longe deles e consome muita energia. O compromisso com minha paixão, como eu fiz e do jeito que acho que, é certo não está mais lado a lado com meu desejo de ser um grande pai e marido. A energia necessária para me tornar uma só pessoa com o carro e com a equipe, perseguir a perfeição, demanda foco e compromisso.”
“Meus objetivos mudaram, de vencer corridas e campeonatos para ver meus filhos crescerem, passando a eles meus valores, ajudando-os quando caem, escutando-os quando eles precisam de mim, não ter que dar tchau, e, mais importante, poder aprender com eles e permitir que eles me inspirem”, acrescentou.
No vídeo, Vettel dá pistas sobre o futuro e destaca a necessidade de mudanças de “aspectos que aprendeu a não gostar” nos próximos três anos, em possível referência às novidades que a F1 deverá adotar em 2026. Entre eles, a adoção de combustíveis sintéticos em substituição aos atuais combustíveis fósseis.
“Minha melhor corrida? Está por vir”, destacou o tetracampeão, que se tornou conhecido nos últimos anos pelo papel de destaques em diversas causas na Fórmula 1.