Manaus (AM) – A segunda edição do Réveillon do Largo, no centro histórico de Manaus, está confirmada, com 12 horas de programação gratuita, no dia 31 de dezembro. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, contará com atrações musicais, apresentações voltadas ao público infantil e o tradicional show pirotécnico para receber 2025.
A organização do evento foi tratada nesta terça-feira (17/12), durante a reunião do colegiado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Os shows iniciam às 17h, no palco alternativo, próximo à árvore de Natal, com apresentações voltadas para o público infantil em linguagens como dança, teatro e música. A partir das 20h, bandas e artistas amazonenses sobem ao mega palco montado na rua José Clemente, ao lado do Teatro Amazonas, com estilos como brega, forró, pagode, samba e boi-bumbá.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, a festa também traz intervenções artísticas e DJs. Ele adianta que telões vão ser espalhados pelo Largo de São Sebastião, para transmissão dos shows e da queima de fogos.
“Cerca de 30 mil pessoas passaram pelo centro histórico no Largo de São Sebastião no ano de estreia. É um momento muito especial com famílias que prestigiam artistas da nossa região”, afirma o titular da pasta. “Vamos mobilizar um grande aparato técnico, operacional e de segurança para receber o público”.
Na rua Costa Azevedo, conforme Candido Jeremias, vai ser montada uma Feira de Economia Criativa e um espaço gastronômico com 16 estandes, que, somados aos permissionários que atuam no Largo de São Sebastião, vão oferecer diversidade de serviços durante a festa da virada.
“O público vai ter opção de levar a sua bebida, a sua ceia, e quem não conseguir levar, também vai ter um espaço de gastronomia, além dos bares que vão funcionar ao redor do Teatro Amazonas normalmente”, destaca o secretário.
Acesso e segurança
Ao todo, o acesso vai acontecer por nove entradas ao redor do Largo de São Sebastião, com cinco baias para revista: na rua 10 de julho com rua Ferreira Pena; avenida Eduardo Ribeiro com rua Monsenhor Coutinho; rua Tapajós com rua Monsenhor Coutinho; rua 10 de julho com rua D. Libânia; rua Marçal com Rua D. Libânia; rua Costa Azevedo com rua 24 de Maio; rua Barroso com rua 24 de Maio; avenida Eduardo Ribeiro com rua 24 de Maio; e rua José Clemente com rua Joaquim Sarmento.
O chefe do Departamento de Planejamento Integrado da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), tenente-coronel Alysson Botelho, reforça que as Forças de Segurança com o colegiado vão atuar para oferecer segurança em todos os pontos.
“Estaremos com o Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle, nosso SICC4, acompanhando os eventos de Réveillon. Todos os órgãos com seus efetivos, atuando, dando a atenção necessária e subsidiando a segurança para que os cidadãos possam comparecer, brincar e festejar essa data tão importante para a população e suas famílias”, destaca o tenente-coronel.
Acessibilidade
Um espaço acessível será montado próximo ao palco principal do evento para conforto e segurança de Pessoas com Deficiência (PCDs), sob coordenação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
A Sejusc vai atuar ainda em um ponto de apoio para auxílio em casos de violação de direitos humanos e orientação sobre a permanência de crianças até 12 anos no evento. Obedecendo a Portaria 003/2023, do Juizado da Infância e Juventude Infracional, este público pode ficar no espaço até 22h.