A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS), publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira, 15/2, visando à seleção de 265 assistentes voluntários de alfabetização, a fim de atuarem no programa “Tempo de Aprender de 2022”, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC).
Poderão participar da seleção estudantes de graduação a partir do 5º período e/ou graduados dos institutos e universidades públicas ou privadas do curso de Pedagogia ou Normal Superior.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do acesso ao endereço eletrônico, entre 1h da manhã do dia 17 de fevereiro e 23h59 do dia 18 de fevereiro.
De acordo com a chefe da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Hulda Soares, a ação visa fortalecer o trabalho realizado na educação municipal.
“Este processo deverá contribuir para a construção de uma educação de excelência no município de Manaus, visando combater o analfabetismo, bem como melhorar todo processo de alfabetização dos estudantes do 1º e 2º ano, assim a Semed dá mais um passo às metas na educação, que foram propostas pelo prefeito David Almeida”, explica Hulda.
As atividades serão consideradas de natureza voluntária, sendo obrigatória a celebração do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário, não gerando qualquer vínculo empregatício.
O selecionado terá o ressarcimento dos custos com a alimentação e transporte arcados pelo programa Tempo de Aprender, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da seguinte forma: R$ 150 por turma nas unidades de ensino não vulneráveis por cinco horas semanais, podendo o voluntário assistir o máximo de oito turmas por semana; R$ 300 por turma nas unidades de ensino vulneráveis por dez horas semanais, podendo o voluntário assistir o máximo de quatro turmas por semana.
Documentação Exigida
Os documentos exigidos para o PSS são RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade: diploma de conclusão de curso para candidatos graduados, acompanhado do histórico escolar, ou declaração de matrícula da Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC, quando se tratar de estudante; e comprovante de experiência: na área de apoio à docência em alfabetização, mediante registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Declaração em papel timbrado da empresa ou órgão público (unidades escolares), com carimbo do CNPJ, emitida e assinada pelo responsável do Setor de Pessoal ou equivalente ou Contrato de Prestação de Serviços em que constem claramente as atividades exercidas, bem como a data (dia/mês/ano) de início e de término do trabalho realizado; além do currículo atualizado.
Em caso de Pessoa com Deficiência (PcD), o candidato deve apresentar laudo médico, comprovando o grau de deficiência, com menção expressa da Classificação Internacional de Doença (CID).