Em janeiro de 2021, um ano depois do início da pandemia de covid-19, foi inaugurado o serviço de apoio psicológico que alcançou a marca de mais de 11 mil atendimentos, entre população geral e servidores, que ainda é de caráter emergencial, já que o governo não dispõe de atendimento institucional.
Após balanço realizado pela equipe, notou-se uma alta demanda na busca pelos serviços ofertados no início de 2021, período da segunda onda da pandêmica no estado. Também foi notado um aumento dos contatos durante as campanhas voltadas para os cuidados com a saúde mental, como Setembro Amarelo e Janeiro Branco.
Em 2022, a expectativa é ampliar o número de pessoas atendidas. Para isso, também está em andamento o projeto de plantão psicológico presencial no Centro de Atenção ao Servidor (CAS), na sede da SES-AM.
Serviço
Sociedade que quiser ter acesso a teleconsulta, o serviço é ofertado com plantões de segunda-feira a domingo, das 7h às 20h, incluindo feriados. As consultas são gratuitas e sigilosas, dando segurança para o paciente, que pode realizar até três atendimentos por cadastro.
Para acessar o atendimento, os usuários devem acessar o link http://chatbot.saude.am.gov.br/, ou o contato com Whatsapp (92) 99258-1056, para pessoas com dificuldade no manuseio de tecnologias ou sem acesso à internet.