Manaus – A principal destinação do lixo no Amazonas, em 2023, foi a coleta diretamente por serviços de limpeza. Pouco mais de 1 milhão de domicílios (82% do total) já dispõem do serviço. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgadas nesta sexta-feira (20), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme a pesquisa, a segunda principal forma de destinação do lixo, no estado, foi a queima do lixo na propriedade (12,6% dos domicílios), seguida pela coleta de lixo em caçamba de serviço de limpeza (4,5% dos domicílios) e por outros destinos (0,9% dos domicílios).
Em Manaus, o lixo coletado diretamente por serviço de limpeza pública, atingindo 97,4% dos domicílios, conseguiu superar o percentual estadual (82%). O lixo coletado em caçamba, foi a segunda maior destinação de lixo na capital. Já a queima de lixo, como destinação final, era realizada até o ano passado em 2 mil domicílios (0,3% do total do estado).
Distribuição de água
De 1,2 milhão de domicílios amazonenses, 938 mil (76,5%) recebiam abastecimento de água, em 2023, por rede geral de distribuição; 172 mil (14%) eram abastecidos de água por poço profundo artesiano; 25 mil (2%) eram abastecidos por poço raso, freático ou cacimba; 41 mil (3,3%) utilizavam fonte ou nascente para abastecimento de água; e 51 mil (4,2%) utilizavam outras fontes para abastecimento de água.