Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou na manhã desta terça-feira (16), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona Sul de Manaus, um balanço dos investimentos em segurança pública no estado, destacando o papel do Sistema Paredão na redução dos índices de criminalidade.
O anúncio revelou que o uso de tecnologia, como câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, tem sido decisivo no combate aos crimes. A ocasião contou com a presença de autoridades como o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), coronel Vinícius, o comandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger, e o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), coronel Muniz.
Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a política de investimento contínuo tem consolidado resultados expressivos, com reduções significativas em diversas modalidades criminais, gerando maior tranquilidade para a população.
Avanço tecnológico e parceria com o comércio
O balanço detalhou o funcionamento do Sistema Paredão, a espinha dorsal da estratégia de segurança do estado. O programa conta com mais de 650 câmeras fixas de leitura de placas e mais de 400 viaturas equipadas com o mesmo sistema. Quando um veículo roubado é identificado, um alerta é enviado automaticamente para o Centro de Comando e a viatura mais próxima.
O governo também anunciou que expandirá a rede de monitoramento por meio de uma parceria com o setor privado.

A tecnologia de reconhecimento facial será disponibilizada para estabelecimentos como shoppings, farmácias e condomínios, que poderão integrar suas câmeras ao sistema estadual. A SSP-AM irá divulgar uma lista de empresas de segurança homologadas para realizar a instalação dos equipamentos, que, segundo o secretário Vinícius Almeida, terão um “preço muito baixo, acessível”.
Números que comprovam a redução da criminalidade
Os investimentos em tecnologia e inteligência têm se traduzido em quedas históricas nos indicadores criminais.
Os dados mais recentes demonstram:
• Homicídios: O número de casos caiu 28% de janeiro a agosto de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O estado, que registrou mais de 2.300 homicídios em 2020, projeta fechar 2025 com cerca de 600 ocorrências, o menor número em mais de uma década.
• Roubo de Veículos: Em 14 anos, o crime teve uma redução de 85%. O Sistema Paredão tem sido crucial, auxiliando na recuperação de mais de 500 veículos em 2025.
• Transporte Coletivo: Os roubos em ônibus caíram 59% entre janeiro e agosto, de 657 para 272 casos. A previsão é que o ano feche com o menor número desde 2013.
• Outros crimes: O balanço também registrou quedas em latrocínio (-42%), roubo de celulares (-25%), roubo a pedestres (-22%) e roubo a estabelecimentos comerciais (-15,9%).
Além disso, o Sistema Paredão já resultou na prisão de 35 pessoas com mandados de prisão em aberto, desde a implementação da segunda etapa – a ativação de câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos de Manaus, em junho deste ano.
O governador Wilson Lima afirmou que a política de segurança, baseada em inteligência e presença policial “traz a certeza de que o cidadão vai sair de casa para o trabalho e a família vai poder voltar em paz para casa”.Para reforçar as ações, mais de 500 novos policiais, que estão em formação, serão incorporados ao patrulhamento já no mês de novembro.