A jornalista Liliane Araújo, que foi candidata a deputada estadual pelo PSD em 2018, entrou nessa terça-feira, 21/12, com pedido de perda de cargo contra o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), por infidelidade partidária. O parlamentar se desfiliou do PSD em novembro deste ano.
Segundo o advogado dela, Christian Naranjo, o pedido de perda de mandato se deve ao fato do deputado não ter cumprido as regras para desfiliação por justa causa, como mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário, grave discriminação política pessoal ou mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.
A defesa de Liliane Araújo alega que além de não formalizar a sua desfiliação junto ao PSD antes de tornar pública sua filiação ao Solidariedade, Ricardo Nicolau se desfiliou por motivação pessoal, com o intuito de disputar o cargo de governador do Amazonas em 2022.
Ricardo Nicolau foi o candidato do PSD à Prefeitura de Manaus em 2020 e ficou em quarto lugar, com 12,08% dos votos. O parlamentar está no quinto mandato como deputado estadual e, entre 2011 e 2012, foi presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).