O Conselho Diretor do Olímpico Clube anunciou nesta quinta-feira, 23/12, o cancelamento da chegada da boneca Kámelia em Manaus. O tradicional evento iria acontecer no dia 8 de janeiro de 2022.
Em nota, o conselho esclareceu que o motivo do cancelamento é a situação atual das clínicas e hospitais de Manaus, e principalmente, em cumprimento às orientações das autoridades de saúde pública para conter casos da covid-19 e H3N2. Esse é segundo ano consecutivo que acontece o cancelamento do evento devido a pandemia de covid-19.
Tradição
A história da chegada da Kamélia remonta a 1938, quando um dirigente do Olímpico Clube levou uma boneca comprada na Bahia para o desfile de Carnaval.
No ano de 1955, por um pedido do então prefeito Walter Rayol, a tradição foi retomada, e finalmente oficializada em 1958 quando o prefeito Gilberto Mestrinho entregou as chaves da cidade à boneca.
A tradição da chegada da Kamélia é considerada patrimônio imaterial do Estado do Amazonas. A escola de samba Império da Kamélia foi batizada em sua homenagem.