Manaus (AM) – Após quatro dias de bloqueio, as travessias sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim foram reabertas na tarde desta quarta-feira, 4/6, e a informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT). As estruturas foram comprometidas pelas fortes cheias que atingem a região nos últimos dias, e operam provisoriamente desde 2022.
O tráfego entre Careiro Castanho e Manaus foi interrompido na madrugada do último domingo, 1/5, após bloqueio dos quilômetros 23 e 25 da BR-319 na tarde do último sábado, 31/5, depois do desabamento de um aterro provisório usado para atravessar o rio Curuçá. O barranco foi destruído em virtude da cheia dos rios no AM.
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A pane em uma embarcação do tipo rebocador contribuiu para a interrupção do tráfego. De acordo com o DNIT, um caminhão de carga pesada rompeu o cabo de sustentação e danificou a estrutura de transporte fluvial. Na noite da última segunda-feira, 2/6, a passagem de veículos de pequeno porte foi permitida temporariamente, mas precisou ser cancelada após outra parte do aterro ceder.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou sinalização do bloqueio com o uso de barreiras durante a interdição. Tanto o DNIT quanto a PRF solicitação que os motoristas redobrem a atenção ao transitar pelo trecho mas, se possível, que evitem-no.
Congestionamento
A interrupção daquele trecho da rodovia federal afetou condutores, principalmente de cargas pesadas, que utilizam a BR-319 como única ligação terrestre entre Manaus e o estado de Rondônia. A estrada conecta o Amazonas ao restante do país.