Começou neste sábado e segue até este domingo, 1º, o plantão eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, que busca, na reta final do fechamento do cadastro eleitoral, intensificar realização de serviços presenciais nos Cartórios Eleitorais (capital e interior) e as duas Centrais de Atendimento ao Eleitor que funcionarão, das 8h às 13h. É necessário, porém, a apresentação do passaporte de vacinação da Covid-19.
De acordo com o diretor-geral, João Victor Pereira Martins da Silva, o eleitor terá à disposição todos os serviços da Justiça Eleitoral, como emissão do primeiro título, mudança do local de votação ou regularização de pendências para votar nas eleições de 2022.
A iniciativa visa atender, neste fim de semana, quem não conseguiu realizar esses serviços pela internet e resolveu optar pela modalidade presencial.
A Constituição Federal estabelece, no seu artigo 14, que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para aqueles com idade entre 16 e 17 anos e os maiores de 70 anos.