Mundo – O presidente Donald Trump ameaçou cortar subsídios do bilionário Elon Musk nos Estados Unidos. Em declaração à imprensa nesta terça-feira (1º), o republicano afirmou que pode aplicar a política DOGE, criada pelo bilionário, contra ele.
A política se refere ao Departamento de Eficiência Governamental do país, liderado por Musk para reduzir gastos, burocracias e regulamentações. “Temos que dar uma olhada. Talvez tenhamos que aplicar o DOGE no Elon Musk. O DOGE, aquele monstro que pode ter que voltar e devotar o Elon, não seria terrível? Ele recebe muitos subsídios”, afirmou Trump.
Antes, Trump chegou a publicar na rede social Truth Social que poderia mandar Musk de volta para a África do Sul. “Elon pode receber mais subsídios do que qualquer ser humano na história, de longe, e sem subsídios, Elon provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa, na África do Sul”, afirmou.
As declarações são os novos capítulos da disputa entre o presidente e o dono da Tesla e SpaceX. A aliança entre os dois foi quebrada com direito a insultos e ameaças nas redes sociais. A imprensa americana aponta que um dos motivos para saída foi a insatisfação de Musk com o projeto orçamentário de Trump, que prevê mais cortes de impostos e amplia o déficit público do país.
O governo americano tem diversos contratos com empresas de Musk – a SpaceX presta serviços para a Nasa em seu programa de exploração espacial, e a Starlink oferece acesso à internet para diversos órgãos governamentais.