Manaus (AM) – Fernando Vilaça da Silva, que tinha 17 anos, foi espancado na última quarta-feira, 2/7, por um grupo de homens na rua Três Poderes, no bairro Gilberto Mestrinho, na zona Leste de Manaus. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no último sábado, 5/7. Vídeos registrados por circuitos de vigilância do lugar mostraram o momento após o crime, com correria e a vítima caída ao chão.
De acordo com o vídeo, Fernando da Silva aparece caído na via, e dois jovens aparecem fugindo dos irmãos dele, que buscavam justiça depois das agressões. Moradores e a família afirmam que o adolescente era alvo constante de ofensas por parte de outras pessoas da vizinhança. A violência aconteceu, conforme os relatos de testemunhas, quando a vítima saiu de casa para comprar leite e aproveitou para questionar os motivos de tais injúrias.
Leia também: Em Barreirinha, PC-AM e PMAM prendem homem por lesão corporal contra a companheira e a filha
Quando tentava conversar com os agressores, ele foi espancado e atingido com chutes na cabeça, caindo e precisando ser socorrido. Ele foi encaminhado a uma unidade hospitalar da cidade mas morreu em decorrência das agressões. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que as causas da morte foram: edema cerebral, traumatismo craniano, hemorragia e ação contudente.
O caso deverá ser investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) como homicídio, para apurar as circunstâncias do crime e identificar os envolvidos na ação criminosa. A família de Fernando participará de homenagem na tarde desta segunda-feira, 7/7, na Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, localizada na rua Raul Pavon, bairro São José Operário, na zona Leste.
Veja o vídeo