Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve nesta quarta-feira (06/08) no Distrito Industrial II, zona leste de Manaus, para acompanhar de perto a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no combate ao incêndio de grandes proporções que atingiu as empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia.
Na visita, o governador reforçou a importância da atuação integrada entre os órgãos estaduais e agradeceu o empenho dos mais de 200 militares envolvidos. “Graças à dedicação desses profissionais, conseguimos evitar que o fogo atingisse outras estruturas e áreas de floresta. Já estamos na fase final, com os trabalhos de rescaldo iniciando”, afirmou.
De acordo com o CBMAM, o incêndio foi agravado pelo tipo de material presente nas empresas, como plásticos industriais, pneus e combustíveis — altamente inflamáveis e tóxicos. Para conter as chamas, os bombeiros utilizam água, Líquido Gerador de Espuma (LGE) e drones de combate.
O comandante-geral da corporação, coronel Orleilso Muniz, destacou que a resposta eficaz foi resultado de investimentos realizados nos últimos anos, incluindo a aquisição de novas viaturas, tecnologias e a convocação de novos soldados.
Desde 2019, o Governo do Amazonas aumentou o efetivo do CBMAM em 122%, passando de 690 para mais de 1.500 bombeiros. Houve ainda a expansão de 11 para 20 bases operacionais, com meta de alcançar 27. O investimento também inclui caminhões de grande porte, equipamentos de monitoramento e implantação de novos grupamentos no interior.