O Brasil conquistou nesta segunda-feira (28) sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Em jogo pela segunda rodada do Grupo G da competição, o time venceu a Suíça por 1 a 0, graças a um gol de Casemiro, e contou com uma combinação de resultados para assegurar presença na próxima fase.
Ao longo da primeira etapa da partida, o Brasil teve dificuldades para oferecer perigo. Na melhor chance, aos 26 minutos, Raphinha cruzou pela direita e Vinícius Júnior apareceu na esquerda para escorar, parando na defesa do goleiro Yann Sommer. O fim do primeiro tempo ainda foi marcado por um breve apagão no estádio.
No segundo tempo, logo aos 10, Vinícius Júnior cruzou pela esquerda, mas Richarlison não alcançou. Aos 18, o próprio Vinícius recebeu livre pela esquerda, entrou na área e marcou, mas a arbitragem checou o VAR e invalidou o lance, apontando um impedimento de Richarlison na origem do lance.
De tanto pressionar, o Brasil finalmente chegou ao 1 a 0. Aos 37 minutos, após troca de passes pela esquerda, Rodrygo tocou na área para Casemiro, que soltou o pé de primeira – a bola ainda desviou em Manuel Akanji antes de morrer nas redes.
Com o resultado, o Brasil chegou a seis pontos em dois jogos – a Suíça, com três, é vice-líder na chave. Camarões e Sérvia têm um ponto cada e não podem mais ultrapassar a seleção brasileira na última rodada.
Brasileiros e suíços voltam agora a entrar em campo na sexta-feira (2), às 16h (horário de Brasília), para os jogos da terceira rodada do Grupo G. Enquanto a Suíça encara a Sérvia no Estádio 974, o Brasil mede forças com Camarões no Estádio Icônico de Lusail