Pequena no tamanho, mas gigante no talento. Aos 9 anos, Larissa se tornou a campeã da 2ª temporada do MasterChef Júnior nesta quinta-feira (29). Imbatível nas provas e sem nunca ter disputado o desafio da eliminação, chegou à final como favorita, mas para colocar as mãozinhas no troféu e faturar R$ 15 mil, precisou vencer um dos participantes mais fortes: Lucas, de 12 anos, que ficou em segundo lugar.
“É muito legal ser a campeã do MasterChef. Acho que nunca vou esquecer, né?”, disse a mini cozinheira em entrevista ao Band.com.br. Para ela, a experiência mais especial foi o contato com os jurados e os demais participantes. “O chef que eu mais gostei de conhecer foi o Jacquin porque ele é muito fofinho”, afirmou ela.
No último episódio, os rivais precisaram preparar um menu de gente grande: prato principal e sobremesa. Eles deveriam escolher uma comida especial, que tivesse um significado importante, para apresentar aos três temidos jurados: Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça.
Em ambas etapas, Larissa e Lucas tiveram três minutos de mercado. Ela optou por preparar bife de chorizo para o prato principal, com farofa especial e molho chimichurri de acompanhamento, preocupando os familiares, que assistiam a tudo do mezanino. Detalhista e organizada, Lari fez os processos lentamente – o que aumentou o nervosismo da torcida.
“Larissa cortou cebola, cortou bacon, cortou calabresa. Não colocou o ovo para cozinhar, não colocou o tomate para confitar e não colocou a carne para fritar. Larissa não fez nada! Só fez mise en place”, disse a mãe Daniella, em depoimento para o programa.
Mesmo com a presença da família, que opinava do mezanino, Larissa foi capaz de filtrar os palpites deles: “Eu fiquei meio nervosa com eles me assistindo, mas acho que me ajudaram. Eu segui alguns conselhos deles, mas outros eu ignorei. Na sobremesa ficou tudo do jeito que eu queria”.
Com a carne ainda crua, ela colocou o bife para fritar nos minutos finais da prova – e conseguiu chegar ao ponto que desejava, o que foi motivo de muitos elogios na avaliação. Ela apenas se esqueceu da flor de sal, que não era imprescindível, mas foi um ponto observado por Helena.
“Ponto da carne está perfeito! Quantidade de pimenta agradável. A única coisa é que eu colocaria flor de sal em cima da carne. Mas como sua farofa tem bacon e linguiça, fica bom de sal quando a gente come junto”, disse a chef.
Já Lucas apresentou um filé au poivre com batata frita e legumes na manteiga. Também recebeu muitos elogios dos chefs, o que dificultou a escolha do melhor prato. “Não parece que foi feito por um moleque de 12 anos. Dá emoção ver essa comida. Não imaginaria que são crianças fazendo isso”, afirmou Jacquin.
Com tômpero de chef
Lucas e Larissa tiveram 1 hora para preparar a sobremesa. Inspirada em um doce de Jacquin, do restaurante Président, ela fez crème brûlée de frutas vermelhas e uma compota de maçã verde. E ele buscou no que aprendeu com a avó a inspiração para preparar uma clássica torta de limão.
Mais uma vez, os finalistas capricharam e deixaram os jurados com dificuldade para escolher o campeão. Enquanto a massa da torta de limão de Lucas ficou perfeita, o crème brûlée de Larissa era digno de estar no menu de Jacquin segundo avaliação do próprio chef.
“Acho que vou mandar embora o chef confeiteiro do meu restaurante e vou te contratar. Realmente é muito bom”, declarou Jacquin. Que elogio, hein?!
O troféu é dela!
O anúncio do vencedor da 2ª temporada do MasterChef Júnior foi feito de maneira inovadora. Lucas e Larissa se posicionaram, respectivamente, embaixo de baldes gigantes e tiveram de puxá-los com uma corda. Larissa foi quem recebeu a chuva de papel picado e se consagrou como a campeã.
“Eu puxei, achei que ia espalhar, mas caiu tudo em cima da minha cabeça, foi tipo um pesinho. Eu depois dei um pulinho pra espalhar, quase sumi. Fiquei muito feliz levantando o troféu, achei que fosse mais pesado”, declarou.
Dona de restaurante e jogadora de futebol
Com o dinheiro do prêmio, Larissa, apesar da pouca idade, sabe bem o que quer. Ela também conta o que imagina realizar profissionalmente.
“Uma parte vou guardar e a outra vou comprar coisas de cozinha. Frutos do mar, um polvo gigante, utensílios que são mais caros, não sei quais, mas uns legais. Coisas caras, comidas caras que não dá pra comprar no momento”, disse.
A vencedora do MasterChef Júnior pretende seguir na área da gastronomia, mas tudo pode mudar e ela imagina o que pode ser quando crescer. “Quero ter um restaurante um dia e ser jogadora de futebol”, declarou